top of page
  • Thiago Padilha

A contribuição da gestão telecom para o ESG



Desde o anúncio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, integrados à Agenda 2030, tem-se observado um crescimento constante do ESG nas grandes empresas, intensificando-se à medida que a data-alvo se aproxima. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) reforçou seu compromisso com a causa ao instituir um Grupo de Trabalho (GT) para monitorar as ações das prestadoras relacionadas à agenda ESG, que engloba compromissos ambientais, sociais e de governança corporativa. A portaria referente a essa iniciativa foi assinada nesta terça-feira, 9.


No âmbito das empresas que são clientes das grandes operadoras e adotam uma gestão de Telecom eficiente, fundamentada na metodologia TEM, os resultados já são evidentes há algum tempo e agora ganham destaque com a pauta ESG. A Guiando, especialista em TEM, tem compartilhado com seus clientes um relatório que destaca a contribuição da Gestão Telecom para esse tema, focando especialmente no fluxo de automação de coleta de faturas e integração com ERP.


Nesse contexto, eliminamos completamente a necessidade de imprimir faturas, o que não apenas reduz o consumo de água, emissão de CO2, mas também promove a preservação de árvores, considerando que há cenários em que uma única fatura de telefonia pode ultrapassar 200 páginas. Além dos benefícios ambientais, a gestão também impulsiona melhorias na Governança, proporcionando um processo estruturado de gestão de faturas e reduzindo as horas dedicadas a tarefas operacionais e desgastantes. Isso, por sua vez, contribui para uma melhor qualidade de vida das pessoas que atuam no setor.


Assim, a Guiando além de atender às demandas das grandes companhias, também assume sua responsabilidade social, proporcionando uma gestão eficiente e inteligente. O compromisso com o sucesso dos clientes reflete diretamente no sucesso da sociedade como um todo. Acreditamos que vale a pena direcionar esforços e ações em todas essas frentes, pois nosso êxito está intrinsecamente ligado ao sucesso de nossos clientes, e o sucesso deles depende, por sua vez, do bem-estar e progresso de nossa sociedade.

10 visualizações0 comentário

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page