O trabalho das empresas de gestão de telecom baseadas em processos de TEM (Telecom Expense Management) costuma envolver muito mais atividades do que alguns imaginam. Proporcionar economia para as empresas contratantes no uso de telefonia e dados é fundamental, mas o gerenciamento vai além.
"O setor está de ressaca". Assim resumiu o presidente da Associação Brasileira de Empresas de Software (Abes), Jorge Sukarie, o dia seguinte ao da aprovação da reoneração da folha de pagamento de diversos setores, inclusive o de TI, pelo Senado, na noite de quarta-feira, 19. A preocupação dos empresários é de que a medida, que somente entrará em vigor em dezembro, provoque demissões e a volta da informalidade.
Pela primeira vez, a OpenSignal está publicando um relatório sobre a situação das redes móveis no Brasil. Esse é o primeiro estudo com foco em apenas um país – e o Brasil foi o escolhido. A EXAME.com teve acesso antecipado ao material que está sendo publicado hoje pela empresa.
Como já falamos inúmeras vezes aqui no blog, o crescimento tecnológico nas áreas de TI e Telecom são um contínuo desafio para os gestores. Internet das Coisas (IoT), Nuvem Híbrida, Bring you Own Device (BYOB)... a lista de inovações aumenta a cada dia. Como se preparar com relação aos custos e gerenciamento? Ao responder algumas perguntas, o gestor saberá se está no caminho certo.
Não basta gerar resultados, é necessário apresentá-los! Por isso, disponibilizamos informações e dicas sobre quais a melhores maneiras dos gestores darem visibilidades aos resultados alcançados pela área. Indo além disso, criamos um template excepcional para simplificar a elaboração dos slides e não deixar nenhuma informação de fora nas reuniões gerenciais.
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Márcio França, assinaram no sábado, 8, decreto que assegura ao Sistema Paulista de Ambientes de Inovação (SPAI) e ao Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec), a possibilidade de pleitear o credenciamento definitivo – antes provisório –, para obtenção de recursos financeiros do Estado para investir em infraestrutura e melhorias. O novo decreto o documento anterior (60.286/14), que atualizou as normas do SPTec.
A situação econômica tem que ser enfrentada com criatividade, mas algumas operadoras mostram que tomaram decisões mais sustentáveis do que outras, na visão de especialistas durante debate na ABTA 2015. Para o diretor executivo de telecom, mídia e tecnologia do Santander, Valder Nogueira, a estratégia de grupo "bem centrada e capilar" o separa mais da concorrência.