• Entre em contato conosco: +55 (11) 4111-1353
Acompanhe-nos!
image

PDD Inteligente reduz inadimplência e risco de cortes de serviços em grupo varejista

*Por Thiago Sales

Pagar as contas de telefone, internet, 0800, ou qualquer outra vertical é um grande desafio para as empresas, e isso muitas vezes nem tem a ver com questões financeiras, mas logísticas. 

A Guiando sempre criou automações e modelos de negócio focados na resolução dos entraves deste setor. Porém, na avaliação com clientes novos, frequentemente nos deparamos com um problema específico que ainda não tinha uma solução direcionada. 

Trata-se dos gargalos na identificação de faturas passadas em aberto nas operadoras, conhecidas como CAR (Contas a Receber), PDD (Provisão de Devedores Duvidosos) ou apenas débitos anteriores. 

Sem visualizar e organizar essas faturas, as companhias não conseguem endereçar o pagamento para os respectivos responsáveis, o que muitas vezes pode levar a cortes e bloqueios de serviços por parte de fornecedores, impedindo a abertura de novas lojas e unidades de negócio, ou até mesmo a negativação do CNPJ. 

Certo dia, após uma reunião, percebemos essa dificuldade em um importante player do setor varejista que atendemos. Lembro até hoje que o valor do CAR estava na faixa de R$ 1 milhão.  

Assim, entendemos que seria fundamental para a Guiando implementar uma  solução específica para essa dor recorrente de nossos clientes. Em conjunto com o Gerente de Consultoria Thiago Padilha, traçamos um plano para facilitar nossas ações nesses casos. 

Como cada operadora envia suas faturas por meios diferentes, o primeiro passo foi criar uma planilha unificada para todas. Essa pequena mudança já começou a trazer bons resultados para o cliente. Contudo, o trabalho era totalmente operacional e passível de muitos erros. Por isso, acionei nosso Head de Transformação Digital Davi Filgueiras para desenvolvermos um meio de automatizar esse processo. 

Depois de diversas reuniões de alinhamento, chegamos a um produto final, um dashboard chamado “PDD Inteligente”. Com ele, a planilha unificada foi alterada para um modelo com visão gráfica e filtros, no qual o cliente poderia monitorar e consultar tudo o que era enviado pelas operadoras. 

A automatização proporcionou uma visão muito mais ampla, rápida e atualizada das faturas, ajudando o time de telecom a se adiantar para solucionar outros problemas e assim garantir que todos os PDVs funcionassem sem eventualidades.

Atualmente, nesse grande varejista, o mesmo CAR que antes era próximo de R$ 1 milhão teve uma redução de quase 100%, sem risco de bloqueios. Além disso, a chance de negativação do CNPJ que o grupo tinha está nula há mais de dois anos.

TWM - Telecom Web Manager

Comentários

Comente você também