• Entre em contato conosco: +55 (11) 4111-1353
Acompanhe-nos!
image

Roaming internacional: 5 dicas para redução de custos em telefonia

https://www.idealmarketing.com.br/blog/como-reduzir-custos-na-empresa/Viagens para o exterior muitas vezes resultam em gastos excessivos com telecomunicações pela simples falta de planejamento. Há muitas tecnologias e estratégias disponíveis para reduzir esse tipo de custo de telefonia. Cabe aos setores de gestão em telecom ficarem atentos. Vamos a algumas dicas

1 – Planejar com antecedência. Como boa parte da gestão, o corte de gastos começa com um bom contrato. Deve-se buscar informações sobre os planos de telefonia e dados de cada operadora. Quais as melhores tarifas e valores de roaming? Negociar preços diferenciados no momento da contratação também é uma excelente medida.

2 – Usar wi-fi: Checar sempre se o 3G do telefone está desligado parece uma dica óbvia demais, mas são muitos os casos em que esse tipo de descuido gera prejuízos desnecessários. Hotéis, restaurantes e outros estabelecimentos sempre possuem redes Wi-Fi disponíveis para os hóspedes e consumidores. Por que não usá-las? E isso nos leva à próxima dica.  

3 – Aplicativos VoIP. Aplicativos de voz sempre são bem vindos para conversas mais longas. Com Wi-Fi disponível, esse é um problema resolvido no que diz respeito à redução de custos em telefonia: o gasto com créditos para chamadas e SMS é geralmente mais baixo que os valores do roaming.

4 – Aplicativos auxiliares. Outros aplicativos podem auxiliar na busca por soluções de economia. Há, por exemplo, aqueles específicos para mapeamento de hotspots Wi-Fi gratuitos; outros dispõem de alertas visuais que indicam se o usuário saiu da rede doméstica para o roaming – ideal para quem se encontra em países de fronteira.  

5 – Cartões internacionais. Cartões pré-pagos internacionais permitem a comunicação entre países sem o gasto com roaming. Nesse caso, um ponto negativo é a mudança do número do usuário. Há inovações, como o Chatsim, que troca mensagens via rede de dados entre países a custos baixos (veja mais aqui).

Obviamente, as medidas aqui expostas não são regras rígidas. Pretendemos apenas demonstrar algumas atitudes que podem ajudar na redução de gastos em telefonia. Cabe aos gestores lembrar-se que elas não devem dificultar o trabalho e a comunicação dos usuários, sendo assim utilizadas nos casos em que melhor se enquadram. 

TWM - Telecom Web Manager

Comentários

Comente você também