• Entre em contato conosco: +55 (11) 4111-1353
Acompanhe-nos!
image

O plano tarifário como aliado na otimização de gastos em telefonia

O plano tarifário consiste em valores dos serviços acordados, via contrato, entre a operadora e as empresas. É a garantia de que as necessidades relacionadas à telefonia das corporações sejam atendidas sem surpresas desagradáveis, principalmente na hora do pagamento da fatura. No momento da contratação, a equipe de gestão de telecom deve estar atenta aos valores cobrados pelas diversas empresas de telefonia – para escolher tanto a mais viável quanto a que mais se proponha a negociar valores. Nesse sentido, a contratação através de RFPs é uma boa saída, conforme já comentamos aqui em outro post.

Uma vez acordado o plano tarifário, começa outro trabalho do setor de gestão em telefonia: auditar as faturas, confrontando seu detalhamento com o plano. Softwares de gestão em telecom são a melhor opção para isso, realizando a tarefa de forma eficiente e barata. Em empresas com grande número de linhas ele torna-se indispensável, já que automatiza o processo e gera relatórios para análise. Encontradas divergências entre o valor contratado e o cobrado na fatura, é hora de contestá-la.

Modificações no plano tarifário

Há possibilidades de alteração ou adição de valores e serviços prestados. Revisões no plano são comuns quando o contrato tem cláusulas que permitem reavaliação de mercado em períodos específicos de tempo; a empresa, então, pode renegociar tarifas de forma mais consonante com o momento ou com novas metas a serem alcançadas. Nesse caso, o plano tarifário deve ser modificado para garantir o índice de assertividade da auditoria.

Como sempre costumamos frisar, a redução de custos em telefonia requer, entre outros fatores, organização. E isso é fruto do desempenho humano em conjunto com a tecnologia. Com gestores capacitados, munidos de boas ideias e ferramentas certas, pode-se reduzir gastos onde muitas vezes nem se imagina. 

TWM - Telecom Web Manager

Comentários

Comente você também