• Entre em contato conosco: +55 (11) 4111-1353
Acompanhe-nos!
image

Gestão de telecom e shadow IT: o perigo dos gastos desnecessários

Já falamos aqui no blog sobre a tendência o BYOD – Bring Your Own Device. Trata-se da utilização, por parte do colaborador, de seus dispositivos pessoais, como notebooks, smartphones e tablets, no ambiente de trabalho. Se bem aplicado e relacionado com o cloud computing, o BYOD pode gerar redução de gastos. Porém, há um outro lado, uma faceta semelhante, mas que pode trazer prejuízos: o Shadow IT.

Quando os serviços de TI necessários e adequados não são disponibilizados, os usuários podem tomar decisões por conta própria. A princípio, pode parecer algo louvável, que demonstra o interesse em aprimorar o desenvolvimento de tarefas. Porém, a falta de controle pode acarretar problemas. Imagine colaboradores ou setores da empresa usando aplicativos, dispositivos ou até contratando serviços de tecnologia sem o conhecimento ou aprovação dos setores de TI e gestão de telecom? Esses são exemplos do shadow IT. O risco encontra-se, em primeiro lugar, em falhas de segurança proporcionadas por acessos remotos sem o controle adequado. Quando falamos do gerenciamento de telefonia, os gastos podem ser os maiores vilões.

Despesas extras em telecom com o shadow IT

Vamos pensar em um possível caso. Existem diversos aplicativos de comunicação gratuitos para smartphones, certo? Alguns deles – e não apenas os de comunicação – ainda que grátis, oferecem possibilidade de upgrades ou vantagens mediante pagamento. Esse valor, pago via dispositivo, acaba caindo nas contas da empresa. É um exemplo simples, mas que explica como os gastos podem vir de onde nem se imagina com o shadow IT. Quanto maior a corporação, maiores as possibilidades disso acontecer, e maiores os prejuízos.

O conhecimento das atividades em TI e telecom é a principal forma de evitar o problema. Se o setor de TI oferece tudo o que é preciso para o desenvolvimento de todas as funções na empresa, menores as chances do shadow IT. O mesmo ocorre com os gestores de telecom, que ao fazerem seu trabalho adequadamente, saberão rastrear e identificar usos inapropriados de recursos em sua área. O diálogo dentro da corporação também é muito importante: se os usuários têm abertura da empresa para falar sobre suas necessidades e dificuldades, esta poderá fornecer a infraestrutura necessária de forma adequada e controlada, sem surpresas desagradáveis.

TWM - Telecom Web Manager

Comentários

Comente você também